top of page

Para de pensar demais sobre o seu conteúdo e comece a escrever o que seus seguidores adoram


Você pode achar difícil de acreditar, mas produzir conteúdo não precisa ser uma luta diária. A maioria das pessoas que desenvolve marketing de conteúdo está obcecada por sempre criar o conteúdo perfeito todos os dias. Eles dizem a si próprios que não irão fazer nada se estiver “realmente excelente”. Acontece que, na verdade, o que geralmente é criado fica longe de ser tão revolucionário e perfeito como eles esperavam que fosse.

Algumas razões porquê:

1 - Perfeição não é saudável

Perfeição causa stress, o que pode acarretar aumento na pressão sanguínea, problemas no coração, aumento nas chances de infecção e muito mais.

Se aquilo não te preocupa, que tal isso: por mais que a gente tente, perfeição é inatingível. Tentar fazer com que seu conteúdo seja sempre perfeito não é saudável e, além disso, caso continue nessa busca, você está indo no caminho do fracasso.

2 - Criar o “melhor conteúdo” não é uma meta alcançável

Se você diz pro seu time e pra você mesmo que vocês precisam criar algo realmente incrível, algo que façam as pessoas ficarem boquiabertas e que impacte a vida delas, na verdade você não disse nada. Essas expressões não têm um significado sobre o que realmente as pessoas precisam fazer, como irão conseguir ou como saberão se deu certo.

Ao invés disso, diga realmente algo concreto. Por exemplo, não diga que precisa de um conteúdo “viral” ou “compartilhável”, mas diga que precisa de algo engraçado, surpreendente, que fuja do senso comum da consciência coletiva.

3 - Procurar pela perfeição pode fazer com que você nunca comece

Às vezes, profissionais de marketing ou empresários me procuram com a ideia de criar um blog - ou de postar com mais frequência. Quando eu os pergunto sobre o porquê de isso não estar já sendo feito, eles me dizem algo que eu já imaginava: eles não conseguem pensar em que tipo de conteúdo irão produzir.

E se vocês acham que isso é um outro problema, diferente do qual estamos tratando aqui, na maior parte das vezes não é.

Quando alguém diz que não consegue pensar em nenhum assunto sobre o que escrever, na verdade quer dizer que não acreditam que podem pensar em nada que seja bom o suficiente. Ao mesmo tempo que você não pode ser relapso e produzir qualquer tipo de material, isso também não pode te impedir de criar qualquer coisa que seja.

O primeiro passo para parar de pensar demais no conteúdo e realmente começar a produzir algo que seus seguidores irão gostar é:

Para de tentar atingir padrões irreais. Trace objetivos tangíveis, atingíveis e mensuráveis.

1 - Veja o que dá certo para você

Dar uma olhada no conteúdo que outras pessoas estão criando é ótimo para te dar uma inspiração e também para ver como as pessoas estão reagindo a determinado assunto. Apesar disso, apesar de qualquer coisas que eles sejam ou façam, eles não são você. Portanto, pare de se comparar.

Além de não ser uma garantia de que qualquer conteúdo que funcione para seu concorrente irá funcionar para você, se você comparar seu retorno com, por exemplo, o BuzzFeed, você ficará desapontado. [Em tempo: de acordo com o BuzzSumo, o artigo de mais sucesso do BuzzFeed foi compartilhado 1.8 milhões de vezes no Facebook e mais de 50 mil vezes no Twitter.

Isso significa que um conteúdo similiar seu terá o mesmo desempenho? Pode apostar que não. Foque no desempenho da sua marca!

Social-share statistics são bons meios de auferir a popularidade do seu conteúdo. Há diversas plataformas - pagas e gratuitas - por aí com ótimas análises de desempenho

2 - Tome cuidado com tomar cuidados demais

Ok, você sempre, sempre deve conferir seu conteúdo antes de publicá-lo. Eu realmente te encorajo a passar para outra pessoa dar uma olhada antes de soltá-lo - nós, na maior parte das vezes, somos cegos aos nossos erros.

Contudo, não precisa passar pela aprovação de todo o setor, de todos os funcionários e daquela sua prima formada em Letras. Fazendo isso, você perde tempo demais e, às vezes, foca em coisas que não irão causar grande impacto na sua audiência. Um artigo editado por muitas pessoas pode perder a sua essência.

A mesma regra se aplica ao conteúdo. Se você precisar da confirmação de todos de que aquela é uma boa ideia, não vai dar certo. Você irá criar menos e algumas boas ideias nunca sairão do papel - porque o estagiário de criação achou que poderia não ser uma ideia tão boa assim.

3 - Faça o que o público adora

Sim, eu sei que antes de você fazer o que o seu público adora, você tem que entender e descobrir o que eles adoram. Eu não posso te afirmar o que será mas eu posso dar a melhor dica para descobrir: pergunte a eles.

Lance mão de algumas pesquisas que são feitas rapidamente online, perguntando a eles o que eles pensam que pode estar faltando. Incentive a participação nos comentários dos blog e nas redes sociais. E quando alguém sugerir um conteúdo que possa a ser uma boa para sua marca, agradeça e anote!

Talvez isso pareça muito trabalhoso, mas uma vez que você pegar o jeito da coisa, há uma grande chance de você perceber como na verdade, isso tudo é fácil. Não se importe muito - não será o fim do mundo se alguma postagem sua não atingir o objetivo esperado.

O conteúdo não precisa vir de nenhuma pesquisa extremamente cara. Ela deve servir como experimento mesmo e, o mais importante, deve ter serventia para sua audiência.

Dito isso, eu posso arriscar mais uma dica: posso garantir o que consumidores, em qualquer segmento, realmente adoram! Eles gostam de marcas nas quais eles podem confiar, que têm posicionamento e com as quais eles possam realmente se relacionar. É por isso que essas novas startups estão dando tão certo.

Você também pensa demasiadamente em que tipo de conteúdo criar? Que tal experimentar essa outra forma de produzir? Diga o que você acha nos comentários - nos adoraríamos ouvir você!

Fonte: Content Marketing Institute

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page