top of page

Um guia rápido de como usar Hashtags


Hashtags são uma parte proeminente da cultura hoje - e é raro encontrar alguém que não sabe use. Na verdade, hashtags são tão reconhecidas que foram adicionadas ao dicionário de Oxford em 2010, e no Dicionário do Scrabble em 2014 (#oficial). No entanto, mesmo que a maioria das pessoas usem, a maioria não o fazem direito.


A hashtag é provavelmente o meio mais popular de categorizar conteúdo em mídias sociais. Ele torna o seu próprio conteúdo detectável e permite que você encontre conteúdo relevante de outras pessoas e empresas. Ela também permite a você se conectar e envolver outros usuários com base em um tema comum ou interesse.


Saber usar hashtags é fundamental para o seu sucesso em mídias sociais. Aqui estão algumas práticas recomendadas para ajudá-lo a alcançar esse sucesso.



COMO USAR HASHTAGS



Seja específico


Experimente em uma comunidade apaixonada, que compartilha um interesse em um tema específico. Quanto mais específico você puder ser com a sua hashtag, mais direcionado seu público será - e um público-alvo geralmente significa um melhor envolvimento. Se você não tem a sua prória hashtag, encontre alguns que se adequeam ao tema.

Digamos, por exemplo, que sua empresa vende produtos para bebês. Em vez de usar #pais - resultando em pais de crianças de todas as idades - opte por #newmom (em inglês). A hashtag #newmom é específica para mães de recém-nascidos - seu cliente-alvo.



Saiba onde e como usar


Embora as hashtags em todas as redes sociais têm o mesmo propósito fundamental de descoberta de conteúdo, o uso de hashtags ainda varia de acordo com a rede.


Geralmente, em plataformas de compartilhamento de fotos e vídeos, as hastags são mais focadas na descrição do conteúdo. Isso, por exemplo, é diferente no Twitter, onde as hashtags tendem a ser mais focadas em um tópico, conversa, ou grupo de pessoas, que as usam como bate-papo. É relevante fazer uma pesquisa para saber como usá-las (e algumas, como o Twitter, têm seu próprio manual).


Além disso, descubra as hashtags mais populares e mais relevantes sobre um assunto específico para cada rede.



Seja relevante


Algumas marcas simplesmente usam as # como o nome da empresa - o que não deveria. Seria melhor usar as hashtags com algo que você representa.


Eu, como sou apaixonado pelo Canadá, sigo vários perfis sobre o país. E uma delas, o Destination British Columbia criou a hashtag #exploreBC. A empresa de turismo usa para compartilhar fotos da província canadense tomadas por seus funcionários e pela comunidade.

Vendo fotos de pessoas normais no perfil rapidamente fez com que seus seguidores a usassem pra postar suas próprias fotos.





As hashtags das empresas e marcas também servem pra concursos e/ou promoções.


A empresa Lays’s de Batata encorajou as pessoas a postarem fotos com ideias de como servir o seu produto. Eles criaram a hashtag #DoUsAFlavor , fazendo um trocadilho com o (nos faça um favor, com nos faça um sabor, em inglês). Além disso, as hashtags servem para organizar todas as conversas em uma só página.




Usar hashtags também é uma ótima maneira de aumentar a sensibilização para uma campanha ou iniciativa.


Em 2014, por exemplo, o Palmeiras e o Corinthians se uniram em uma campanha contra a violência nos estádios. Os 2 times postaram em suas contas nas redes sociais fotos e vídeos de adversários juntos e em harmonia, com a hashtag #rivalnãoéinimigo.


Assim, torcedores das duas equipes manifestaram e se comprometeram com o movimento, postando fotos de incentivo e respeito.




COMO NÃO USAR HASHTAGS



Não seja muito extenso



Em geral, se você está criando uma hashtag, deve tentar mantê-la curta. Mesmo que "#AvocadoToastLovers" possa segmentar um público muito específico, ninguém usará a hashtag porque eles simplesmente não querem digitar muitos caracteres.


As Hashtags são feitas para tornar as coisas mais fáceis de se encontrar e envolver - e ninguém se envolve com # muito longas.



Não tem mais hashtags do que palavras



Na verdade, nem chegue perto. Usuários de mídias sociais costumavam usar uma quantidade excessiva ironicamente ou quando faziam uma piada.

Mas muitos usuários do Instagram também pensam que mais hashtags pode significar mais alcance e curtidas. Assim, eles têm sobrecarregado suas fotos com tantas hashtags quanto permitidas - que são 30.


Mesmo que você ganhe seguidores ou curtidas, a maioria será spammers ou pessoas que esperam ser seguidas (ou ter curtidas) de volta. Como já dissemos, seja específico.



Não seu Hashtag em tudo


Hashtags servem para tornar seu conteúdo acessível a um público amplo. A verdade é que nem tudo o que você produz entrará nessa categoria. Se o seu tweet, postagem ou comentário não estiver adicionando nenhuma substância à conversa mais ampla, talvez você queira considerar deixar de usar alguma hashtag.


Por exemplo, se uma notícia estoura e você simplesmente compartilhar as notícias, deixe a hashtag de fora. Contudo, se você escrever uma postagem no blog que analise o impacto dessa notícia, então é totalmente recomendável seu uso.


Usar hashtags permitirá que você tenha uma impressão mais ampla. Certifique-se de estar compartilhando o melhor conteúdo e fazendo a impressão correta.


Mas e você, tem sua # preferida? Conte pra gente.





Fonte: Hootsuite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page