top of page

9 estratégias de marketing da Black Friday para 2022



A temporada de férias está chegando, então é hora de os profissionais de marketing de todos os lugares se prepararem para a Black Friday. Desde a otimização do seu site até o lançamento de ofertas e brindes excelentes - há muito que os profissionais de marketing precisam levar em consideração. Se você não tiver certeza do que fazer, aqui estão nove estratégias de marketing que irão impressionar seus clientes e aumentar a receita de sua empresa.


O que é Black Friday?


A Black Friday é a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e marca o início da temporada de compras natalinas. É também quando muitas empresas (incluindo seus concorrentes) começam a lançar inúmeras ofertas e descontos em produtos.


Para se manter competitiva, sua empresa deve preparar uma estratégia de marketing para aumentar a receita e encantar os clientes.


Melhores ideias de marketing da Black Friday

Abaixo estão nove ideias de marketing da Black Friday que você deve considerar para 2022.


1. Incorpore o comércio de rede social.


A mídia social agora está se tornando onde os consumidores fazem compras e aprendem mais sobre produtos e marcas. Em 2020, o comércio de mídia social faturou US$ 26,97 bilhões em vendas, o que deve dobrar para US$ 56,17 bilhões até 2023. Então, por que não incorporar o comércio social à sua estratégia de marketing da Black Friday?


Para fazer isso, conecte sua loja online com plataformas como Facebook, Instagram e YouTube – que fornecem caminhos para os usuários fazerem compras. Você também pode executar ofertas exclusivas da Black Friday para mídias sociais nessas plataformas, como ofertas gratuitas Compre-1-Leve-1.


Do que gostamos: você não apenas gerará mais receita online, mas também atrairá novos seguidores de mídia social para sua marca.


2. Aproveite o email marketing


Antes da Black Friday, comece a criar uma lista de e-mails de clientes em potencial para mantê-los informados sobre as próximas ofertas da Black Friday. Uma maneira de fazer isso é por meio de formulários pop-up, como o abaixo, que coletam endereços de e-mail.


Certifique-se de oferecer um incentivo. Por exemplo, ofereça ao cliente 30% de desconto na próxima compra apenas por se inscrever na lista de e-mail. Depois de montar sua lista de e-mails, você pode começar a enviar conteúdo personalizado com base nas necessidades do cliente. De acordo com uma pesquisa da eMarketer, os e-mails personalizados têm um ROI de 122%.


Do que gostamos: ao aproveitar o marketing por e-mail e o conteúdo de e-mail personalizado, você pode incentivar os clientes a permanecerem inscritos por muito tempo depois que a Black Friday passar.


3. Otimize seu site para compras.


Ninguém gosta de esperar que um site lento termine de carregar, especialmente na Black Friday, quando grandes negócios estão em jogo. Idealmente, você deseja que seu site carregue totalmente em um a quatro segundos, porque o período de tempo tem uma taxa de conversão de 12% a 30%. Quanto mais tempo seu site e suas páginas demoram para carregar, mais provável é que os usuários percam a paciência e abandonem suas compras.


Você também deseja otimizar seu site para evitar falhas ou interrupções devido ao alto volume de compradores da Black Friday.


Do que gostamos: a otimização do seu site não apenas melhora as taxas de conversão e evita contratempos na Black Friday, mas também melhora a funcionalidade geral do seu site - o que é essencial o ano todo.


4. Audite as páginas do produto.


Os visitantes do seu site passarão a maior parte do tempo navegando nas páginas de seus produtos, procurando os itens que desejam. Portanto, você precisará auditar essas páginas para garantir que elas forneçam uma experiência de compra agradável e eficiente. Em sua auditoria, certifique-se de:


Atualize as descrições dos produtos com palavras sensoriais para descrever o produto e palavras-chave de SEO para impulsioná-lo nas SERPs.

Agrupe seus produtos com base no destinatário e na finalidade. Por exemplo, "Presentes para crianças" ou "Decoração da casa".

Inclua de 6 a 8 fotos de produtos de diferentes ângulos, para que os clientes tenham uma imagem clara da aparência do produto.

Do que gostamos: auditar suas páginas de produto ajuda a melhorar a experiência de seus clientes em seu site. E semelhante à otimização do seu site – essas mudanças são essenciais durante todo o ano.


5. Ofereça ofertas irresistíveis aos clientes antigos.


Mostre a seus clientes de longa data que você aprecia o compromisso deles com sua marca, oferecendo ofertas exclusivas. Seja brindes, descontos ou BOGO, recompensar seus clientes por serem patronos de longa data os incentivará a voltar muito depois da Black Friday.


Do que gostamos: oferecer descontos e brindes exclusivos pode ajudá-lo a limpar seu estoque em preparação para o ano novo.


6. Forneça recompensas de gasto mínimo.


Outra maneira de incentivar os clientes a gastar é oferecendo recompensas de gasto mínimo. Cada vez que os clientes gastam mais de uma certa quantia, eles recebem uma recompensa. A recompensa pode ser uma porcentagem de desconto na compra, frete grátis, um código de cupom ou um presente.


Do que gostamos: as recompensas de gasto mínimo podem incentivar os clientes a gastar mais e servir como um "obrigado" por sua confiança na empresa.


7. Crie um senso de urgência.


Incentivar os consumidores a agir rapidamente é uma excelente maneira de aumentar as vendas da Black Friday. Um empresário Marcus Taylor disse que desenvolver um senso de urgência o ajudou a aumentar as vendas em 332%. Existem várias maneiras de atrair os consumidores a agir imediatamente, incluindo:


Vendas instantâneas que duram apenas algumas horas ou apenas um dia.

Mostrando quando um item está baixo no estoque

Usar linguagem sensível ao tempo como "última chance", "só hoje" ou "agora".

Do que gostamos: os profissionais de marketing podem promover vendas instantâneas por e-mail ou realizar concursos pop-up em mídias sociais para deixar os compradores empolgados e prontos para comprar.


8. Acompanhe os clientes após a Black Friday.


Só porque a Black Friday acabou não significa que o marketing parou. Entre em contato com os clientes por e-mail e pergunte sobre sua experiência de compra. Eles estão satisfeitos com a compra? Você também pode recomendar outros produtos com base nos itens comprados ou deixá-los entusiasmados com as ofertas da Cyber ​​Monday.


Do que gostamos: Esta é uma excelente oportunidade para enviar e-mails personalizados pedindo um feedback honesto ou recomendando outros produtos.


9. Crie um calendário de marketing de fim de ano.


Obviamente, a chave para qualquer estratégia de marketing é ser organizada. Crie um calendário de feriados para acompanhar suas estratégias de marketing da Black Friday. Você pode até precisar de calendários separados para diferentes canais de marketing, como mídia social ou e-mail.


Do que gostamos: realizar outras vendas e descontos por meio de vários canais de marketing pode parecer opressor. Ao criar pelo menos um calendário de marketing, você poderá acompanhar suas estratégias e progredir com confiança.


Dicas de Marketing Black Friday


Não importa quais estratégias você escolha usar este ano, lembre-se sempre de fazer o seguinte:


  1. Mantenha-se organizado e crie um ou mais calendários para acompanhar suas estratégias de Black Friday.

  2. Certifique-se de que seu site e as páginas de produtos estejam otimizados para lidar com o alto tráfego de compradores de fim de ano.

  3. Aproveite as mídias sociais e o marketing por e-mail para ficar em primeiro lugar com seus clientes.


A Black Friday não precisa ser uma época do ano estressante para o seu negócio. Ao implementar qualquer uma das estratégias acima, você poderá aumentar a receita e encantar seus clientes antes das festas de fim de ano.




Fonte: Hubspot

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page