De acordo com a revista The New Yorker, a razão é simples: porque Mark Zuckerberg é daltônico. Isso significa que a cor que ele enxerga melhor é azul. Ele mesmo disse: “azul é a cor mais rica pra mim. Eu posso ver todas as tonalidades”. Não muito estratégico, né?
Embora não seja o caso do Facebook, há muitos bons exemplos de como as cores afetam nossas decisões de compra - afinal de contas, o sentido visual é o mais desenvolvido na maioria das pessoas. Isso explica porque 90% das vezes que decidimos experimentar algum novo produto, a cor é o fator que mais nos influencia.
Então, como a cor realmente nos afeta e como esse conhecimento pode ser usado no marketing?
Quais cores despertam quais sentimentos em nós?
Estar sempre consciente sobre qual cor desperta qual sensação em nós não é sempre óbvia. A Logo Company detalhou quais cores são melhores para quais segmentos e porquê. Aqui estão 3 bons exemplos:
Se nós prestarmos atenção nas grandes marcas, a escolha pelas cores que eles usam irão se tornar bem claras. Cada uma dessas empresas busca despertar em nós um sentimento muito específico.
Quando queremos comprar alguma coisa, as cores influenciam bastante. Para ilustrar isso, a companhia KISSMetrics criou um ótimo infográfico de como a ciência das cores afeta nossas compras - você pode notar, por exemplo, como o preto sempre é associado à ideia de luxo.
Como melhorar seu marketing usando melhor as cores
Além de dar um visual melhor, como podemos realmente aplicar as cores de maneira correta em nossos produtos, sites ou aplicativos? O pessoal da KISSMetric também trouxe a solução.
Se você está desenvolvendo um app no qual a maioria do seu público-alvo é mulheres, o estudo te aconselha que:
Mulheres amam: azul, roxo e verde Mulheres não gostam muito: laranja, marrom e cinza.
Entretanto, se o app é estritamente para homens, as regras são um pouco diferentes.
Homens amam: azul, verde e preto
Homens não gostam muito: marrom, laranja e roxo.
Claro que isso não pode ser generalizado (eu, por exemplo, adoro laranja).
Um outro levantamento interessante foi desenvolvido pela HubSpot. Eles analisaram se uma simples mudança na cor de botões de compra em sites podia fazer diferença na quantidade de conversões.
Eles começaram com uma simples hipótese entre 2 cores, verde e vermelho. E o que eles descobriram foi isso:
Verde
Traz uma ideia de “natural" e “meio ambiente” e, por causa dos sinais de trânsito, nos dá a ideia de “seguir”, de "movimento pra frente”.
Vermelho
Por outro lado, vermelho normalmente expressa excitação, paixão, sangue e perigo. Também é usado como aviso para parar. A cor vermelha também chama rapidamente a nossa atenção.
Então, nesse caso, o teste A/B, como é chamado, entre verde e vermelho, daria mais certo com a cor verde. Pelo menos foi o que eles acharam. Veja como foi o teste:
Sabe qual foi o resultado? A resposta é ainda mais surpreendente do que eu esperava: o botão vermelho superou o verde em 21%! É importante lembrar que nada mudou na página, a não ser a cor do botão.
Apesar de todos esses estudos, vale ressaltar mais uma vez que toda generalização é burra. Se você deseja mudar alguma coisa, primeiro faça um experimento e veja o que realmente funciona para a sua empresa ou marca - afinal, cada uma é única.
Pra terminar: por que os hiperlinks são azuis?
Por uma simples razão: o azul dava melhor contraste como o cinza dos antigos sites.
A logo do HS10 Social Media foi construída seguindo a tendência dos gradientes intensos que fez com que marcas como o Instagram, Oi, Netshoes, entre outras, redefinissem suas cores. Desse jeito, transmitimos a modernidade, de como estamos antenados ;)
E você, pensou direito nos conceitos que sua marca ou empresa pretendem transmitir na hora de escolher as cores? Conte-nos o que você acha disso e se já teve alguma experiência interessante. É uma honra poder ouvi-los.
Texto original: Leo Widrich