Gestão de conteúdo para marcas e empresas é um pouco como higiene dental: Aqueles que ignorá-lo, vão acabar com grandes problemas que facilmente poderiam ter sido evitados. No entanto, os profissionais de marketing que não cumprem os padrões da marca e as salvaguardas legais correm o risco de perder mais do que apenas um dente.
Essas falhas muitas vezes custam a sua credibilidade e, em alguns casos, os seus empregos. (Lembram da campanha do Governo sobre não fazer as coisas pois as amigas nunca vão esquecer por causa das redes sociais?) Talvez a parte mais dolorosa desses erros de marketing é que não teria sido necessário muito esforço para impedi-los.
Sem um sistema de governança eficiente de verificações e contrapesos necessários, duas coisas podem acontecer a uma marca: os erros benignos podem transformar-se em pesadelos de relações públicas ou processos de aprovação podem tornar-se lentos. Para garantir que a sua marca não se depare com uma produção de crise ou produção com etapas desnecessárias, elaboramos uma lista de verificação de gerenciamento de marca para ajudá-lo a manter seu marketing de conteúdo no caminho certo.
1. Sua linguagem bate?
Defender uma voz se resume a mais do que apenas uma perfeita gramática. Para que o público possa identificar sua marca, a linguagem precisa refletir um determinado estilo que o separa dos concorrentes.
As chances são de uma empresa farmacêutica B2B vai se afastar de narrativas em primeira pessoa para manter um nível de autoridade da indústria. No entanto, uma marca B2C pode usar a primeira pessoa para se comunicar com uma audiência de forma inteligente, mas coloquial.
Acertar uma linguagem especifica é também pensar sobre SEO palavras-chave que devem ser associados com a sua marca, bem como as palavras ou frases que você deseja evitar.
2. A gramática está correta?
Verificar a gramática pode parecer uma tarefa pequena, e, por isso, fácil para escritores e editores negligenciar as regras técnicas de publicação. Mas erros menores podem prejudicar a reputação de uma publicação.
3. O tom é consistente?
A estrategista e escritora de conteúdo Melissa Lafsky descreve a voz como "a alma de sua marca, articulada e dentro do seu conteúdo". Basta pensar na diferença entre Tinder e Genpact. Embora ambas as empresas enfrentem problemas sociais através da tecnologia, o público ficaria confuso se os witticisms de Tinder aparecerem nos materiais autoritários de Genpact.
O desafio para as marcas não é apenas determinar o que a voz deve soar como, mas também como mantê-lo em todos os materiais. Esta questão se agrava quando as empresas abrem filiais globais e adicionam mais contribuintes. À medida que você expande sua operação de conteúdo, pergunte se você tem um sistema no local para garantir que, independentemente de quem escreve o white paper, postagem no blog ou tweet, o tom da marca permanece consistente.
4. Você já verificou o plágio?
Catorze anos atrás, Jayson Blair, escritor do New York Times, quase dizimou a reputação da principal publicação depois que editores descobriram que ele havia plagiado quase metade de suas histórias. (Demorou quase 10 anos para o Times recuperar a credibilidade.)
Com Google e Wikipedia, de uma coisa temos certeza: o plágio é onipresente. Para se proteger contra o empréstimo criativo, as marcas hoje precisam de tecnologia que varre partes individuais de conteúdo para detectar duplicações.
5. Seu artigo é otimizado para pesquisa?
Em 2017, a otimização de mecanismos de busca deve ser uma parte integral (e intuitiva) de sua estratégia de conteúdo. Se você quiser que o público certo encontre seu conteúdo, cada história precisa de uma palavra-chave de foco, um título otimizado, links relevantes de seu site, texto alternativo em imagens e uma clara descrição de meta. SEO não é a parte mais sexy do marketing de conteúdo, mas é definitivamente um dos mais importantes.
6. As imagens foram aprovadas?
O uso de imagens requer uma supervisão detalhada. Quando você cria uma grande quantidade de conteúdo, é fácil ignorar o número de imagens que você irá usar se publicar todos os dias. Depois que os editores aprovarem a cópia do artigo, certifique-se de que um designer pode selecionar e aprovar imagens para que elas sigam os padrões de marca e os regulamentos de direitos autorais.
7. Sua peça passou pelo fluxo de trabalho correto?
Marcas precisam de um processo confiável para executar um programa de marketing eficiente e evitar burocracia. Um fluxo de trabalho estabelecido permite que todos saibam o seu papel no processo de produção, a quem eles respondem e a trajetória geral da história. Estabelece linhas de tempo e expectativas claras para os colaboradores e, em última instância, ajuda uma marca a produzir conteúdo de alta qualidade mais rapidamente.
8. Você pode atualizar o conteúdo para download?
A maioria dos profissionais de marketing sabe a sensação de trabalhar por horas em um e-livro, whitepaper, ou deck de slides apenas para encontrar um erro depois que ele já foi disponibilizado. Alguns programas possibilitam transformar recursos transferíveis em URLs que permanecem consistentes, independentemente do número de novas versões dos recursos que você fizer upload.
Esta é uma parte importante da gestão da marca, uma vez que os arquivos podem ter de mudar. Você pode encontrar um erro de digitação ou deseja otimizar várias seções do material após coletar dados de engajamento. Mantendo arquivos ligados a um único link, à medida que eles evoluem, essa estratégia garante que apenas uma versão exista, o que deve aliviar grandes dores de cabeça.
9. Você pagou seus colaboradores?
Nós conversamos muito sobre como as marcas devem garantir que os colaboradores não plagiem ou retardem o fluxo editorial. Também é importante ter certeza de que eles são pagos pelo seu trabalho, em um período razoável de tempo. Para evitar o incômodo de monitorar um fluxo interminável de faturas, é melhor ter uma tecnologia no lugar para certificar esse processo e fazer o trabalho grunhido para você.
10. Você está monitorando sua equipe?
Mesmo quando você monta a equipe perfeita de escritores, editores e especialistas no setor, é importante prestar atenção ao seu progresso ao longo do tempo.
Fonte: Contently