top of page

Você está criando conteúdo em excesso?

  • Foto do escritor: Rafael
    Rafael
  • 3 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura


Um estudo feito pela empresa Accenture Interactive revelou que os profissionais de marketing estão criando conteúdo em demasia.


“É quase como se o conteúdo está crescendo mais rápido do que a nossa capacidade de perceber a mudança", disse Donna Tuths, chefe global de conteúdo da Accenture Interactive e autor do estudo. "Isso é, para mim, um indicativo de que estamos prestes a ver um ponto de inflexão. Há um momento de mudança - e o estamos alcançando muito rapidamente. “


De acordo com a pesquisa, 50% dos profissionais de marketing têm mais conteúdo do que eles podem efetivamente manejar; e 52% dizem que seus rivais são melhores que eles na execução. Ainda, 80% desses profissionais preveem que a sua produção aumentará nos próximos anos.


O estudo intitulado "Conteúdo: O H2O de Marketing" confirma uma hipótese que a Accenture percebera: que os profissionais de marketing criavam cegamente mais conteúdo sem a confiança de que o trabalho realmente conduzia aos resultados.



Melhorando o processo


Esta desconexão começa no topo e escorre para baixo na escala organizacional. Sem apoio e orientação de executivos, vai ser difícil para ter um ROI.


De acordo com o estudo, para mudar isso, tudo depende de planejamento. Nele, 53% dos entrevistados disseram que gastam mais tempo em detalhes operacionais de gerenciamento de conteúdo em oposição à marca e estratégia. E daqui a 2 anos, 80% esperam gastar mais tempo em operações.


"Quanto menos você planejar, mais você acaba com apenas uma verdadeira cacofonia e caos", disse Tuths. - E isso leva ao desperdício. E esse desperdício parece entrar no processo criativo de muitas maneiras. O estudo descobriu que 78% dos entrevistados lutavam para implementar sua tecnologia.



Uma forma de tornar esse processo mais eficiente, de acordo com a Accenture, é reorientar o conteúdo. Os profissionais de marketing podem fazer seu trabalho ir mais longe, adaptando-o para diferentes mídias - como transformar um artigo em um SlideShare - ou reciclá-lo, dividindo e-books mais longos e whitepapers em vários posts (algo que chamamos de conteúdo divisível).



Melhorando os recursos


Enquanto o apoio executivo é crucial para qualquer programa de conteúdo ter sucesso, também, são as ferramentas e o talento que alimentam o programa.


O estudo pediu que os profissionais classificassem como 13 fatores diferentes poderiam influenciar a capacidade de uma organização de seguir no sentido correto. "Melhor tecnologia” liderou a lista, mas os resultados foram muito equilibrados, como você pode ver no gráfico abaixo.



"Isso realmente indica que não há nenhuma bala de prata aqui, e que eles sabem que não há bala de prata", disse Tuths. "Todas essas coisas serão necessárias.”


Tecnologia, estratégia, tempo e apoio organizacional foram valorizados, mas em mais de uma ocasião, os profissionais de marketing expressaram sua preocupação com um recurso: o talento. Cerca de um terço dos entrevistados afirmou que não estavam preparados para produzir mais conteúdo porque não tinham o talento certo.



Com base nessas descobertas, a pesquisa da Accenture Interactive identificou um grande problema que afeta o cenário atual de marketing: a abordagem subjacente de como as pessoas criam conteúdo é extremamente falho. Quantidade não significa nada se o conteúdo deixa a desejar.


Assim, para sobrevir a esse boom de criação de conteúdo, seria melhor rever algumas estratégias e realmente fazer aquilo que está dando certo, e não simplesmente fazer por fazer.










Fonte: Contently






Comentários


bottom of page