top of page
Foto do escritorRafael

Social Media Sneak Peek 37


Facebook lança novo app


O Facebook anunciou na semana passada o lançamento, no Brasil, do aplicativo "Facebook Local" para Android e iOS. O aplicativo é uma espécie de extensão do recurso "Eventos" da rede social e traz informações sobre eventos, restaurantes, empresas e serviços próximos do usuário.


Usuários do app podem realizar buscas com base em seus interesses e nas recomendações de seus amigos do Facebook. Ele tem ainda um recurso de agenda, que permite aos usuários organizar suas visitas aos diferentes estabelecimentos e receber lembretes de eventos nos quais eles confirmaram presença.




Empresas ganharão realidade aumentada no Messenger


Nesta semana, o Messenger revelou que as empresas terão ao seu dispor um recurso de Realidade Aumentada para interagir com seus consumidores.


Agora, empresas de todos os tamanhos podem aproveitar o Camera Effects Platform para integrar facilmente a RA, aproximando ainda mais os mundos virtual e físico. Assim, quando uma pessoa interage com sua empresa no Messenger, você pode avisá-la para abrir a câmera, que será pré-preenchida com filtros e efeitos de Realidade Aumentada específicos da sua marca. A partir daí, as pessoas podem compartilhar a imagem ou o vídeo em sua história ou em um grupo ou uma conversa individual, ou podem simplesmente salvá-la em suas opções de câmera.


Para ter acesso à nova ferramenta, é preciso se inscrever e ficar em uma lista de espera.






Stickers e Videochamadas em grupo: novidades vindo para o WhatsApp



No F8, uma conferência anual realizada pelo Facebook, a empresa afirmou que o WhatsApp vai ganhar, em breve, videochamadas em grupo e stickers.


Indícios de que o WhatsApp está prestes a ganhar stickers e chamadas de vídeo em grupo podem ser encontrados na versão beta do aplicativo desde o ano passado. Em fevereiro, descobriu-se também que o app ganharia a função de chamadas de voz em grupo, mas isto não foi confirmado.


A data de lançamento das ferramentas ainda não é certo.




E você achou que não teria polêmica/cópia no evento? Achou errado


Outra novidade anunciada por Mark Zuckerberg durante o F8 foi a intenção de lançar um recurso dedicado a relacionamentos amorosos na plataforma semelhante ao Tinder, "mas dedicado a relacionamentos mais sérios", segundo Zuckerberg.


O lançamento da ferramenta foi motivado pelo fatos de que a rede social tem mais de 200 milhões de pessoas listadas como "solteiras", e que um em cada três casamentos nos EUA começa online. A ideia da rede social, portanto, é usar suas ferramentas de conexão de pessoas para formar novos casais. Embora qualquer pessoa com um perfil do Facebook poderá usá-la, ela será totalmente opcional.


A ferramenta, que deve se chamar “Dating" ainda não tem previsão para ser lançada.


Os executivos vinculados ao Tinder não gostaram da “novidade” e aproveitaram para provocar o empreendedor do Facebook. Em comunicado, Joey Levin, CEO da IAC, preferiu lembrar dos escândalos recentes do Facebook: “Podem vir. A água está quentinha. O produto deles pode ser ótimo para as relações Rússia/EUA”, em referência à ultimas eleições presidenciais nos EUA.


Já Mandy Ginsberg, CEO da Match declarou: “Estamos lisonjeados que o Facebook está entrando no nosso espaço, e vê a oportunidade global que nós vemos, enquanto o Tinder continua a crescer rapidamente. Estamos surpresos com o momento do anúncio, dado a quantidade de informação pessoal e delicada envolvida neste território”, referindo-se ao escândalo da Cambridge Analytica.


Não tá fácil a vida do Marck, hein? Veja o anúncio da plataforma e das novidades no WhatsApp no vídeo abaixo.





Instagram vem aí com várias novidades


Novos recursos estão a caminho do Instagram. Ao que parece, assim, como no Facebook, a rede social vai ganhar um sistema de “reações”.




A empresa também está testando uma ferramenta de slow-motion e está preparando também um novo calendário para as histórias arquivadas pelo usuário, para facilitar a navegação pelo que foi guardado para ser visto depois.








E, para alegria de muitos, em breve será possível silenciar algumas contas, para que as suas publicações não aparecem em nossos feeds.




Ainda não há previsão para que os recursos sejam liberados.




Twitter corrige bug que armazenou senhas


Em um anúncio publicado ontem em seu blog, o Twitter anunciou que reparou o bug que armazenou milhares de senhas dos usuários da rede social.


Apesar de afirmar que ninguém teve acesso às senhas, a empresa pediu aos usuários “por excesso de segurança” que redefinissem suas senhas. Os usuários foram alertados ao entrar no Twitter e também por e-mail.


bottom of page