A nova trend do TikTok que viralizou — e está sendo criticada como bullying disfarçado
- Rafael

- 14 de nov.
- 2 min de leitura
O que é a nova trend do TikTok — e por que está gerando tanta revolta. Impactos emocionais e mecanismos de humilhação pública

Há uma nova trend no TikTok — e todo mundo está detestando.
É o tipo de trend que você não descobre porque viu alguém usando, mas porque viu muita gente reclamando!
A trend funciona assim: um grupo de pessoas, geralmente adolescentes (óbvio) entrega o celular para alguém e pede para essa pessoa filmá-los dançando. Eles gravam com a câmera frontal para que possam se ver e, ao final da dança, avançam até o celular e viram a câmera para revelar quem está filmando.
De acordo com o site Know Your Meme, a trend surgiu há algumas semanas, provavelmente no fim de outubro, com um vídeo do criador Jay Cruddy. Esse vídeo já acumula 1,3 milhão de visualizações.
À primeira vista, pode parecer apenas uma brincadeira boba e inofensiva, mas muitos usuários nas redes têm classificado a trend como bullying.
Isso porque quem é escolhido para filmar costuma ser alguém que o grupo quer ridicularizar — um colega menos popular, uma pessoa em situação de rua ou um idoso. A “graça” do vídeo quase sempre acontece às custas de quem está atrás da câmera.
Em um post no Instagram sobre o assunto, a usuária @coquettesvanilla, que tem mais de 41,4 mil seguidores, afirmou que a tendência “virou bullying escancarado” e que, embora pareça algo pequeno, faz as pessoas se sentirem “inseguras” e “insuficientes”.
“Não deveríamos criar uma tendência inteira baseada em diminuir alguém”, escreveu. “O bullying nem sempre é barulhento ou óbvio; às vezes se esconde atrás do ‘é só uma brincadeira’. Mas, se alguém se machuca, então nunca foi brincadeira. Podemos escolher ser melhores. Podemos escolher não alimentar a negatividade ou fazer as pessoas sentirem vergonha de si mesmas. As redes sociais não precisam ser um lugar onde as pessoas são ridicularizadas; podem ser um espaço onde nos respeitamos de verdade.”
Outros usuários têm reforçado o mesmo ponto de vista.
Um criador do TikTok com 14,4 mil seguidores, @hhyy1037, chamou a trend de “repugnante”.
“Nove vezes em dez, a pessoa que aparece no final parece ser o ser humano mais doce, gentil e inocente. Dá pra ver que ela só estava tentando ajudar, provavelmente quieta, introvertida, talvez nem faça realmente parte daquele grupo,” disse.
Até @Tinx, criadora com 1,5 milhão de seguidores na plataforma, publicou um vídeo criticando a tendência e chamando-a pelo nome: bullying.
“Eu não sou mãe, mas se descobrisse que meus filhos fizeram isso, ficariam de castigo para sempre. Sério, acho que é uma das coisas mais… nem é só maldade, é crueldade,” disse Tinx. “É crueldade pura. É de uma maldade absurda.”
E qual sua opinião sobre o assunto?




Comentários