top of page

4 Atitudes Que Afastam Sua Audiência


Para aproveitar o máximo da sua estratégia de marketing de conteúdo, você precisa de total atenção do seu público.


Infelizmente, nem todos os profissionais percebem de verdade a força que essa estratégia digital tem - apenas 1 terço do conteúdo publicado é considerado extremamente ou muito efetivo, de acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute.


Um dos motivos desse fracasso é porque a maioria das pessoas responsáveis por esse segmento na sua empresa ou marca desconhece táticas de engajamento - o que acaba te desconectando da sua audiência.


Aqui estão algumas dessas atitudes que acabam do seu relacionamento com seu público-alvo (e como evitá-los).



Atitude nº 1 : Focar somente em você e não na sua audiência


O objetivo do marketing de conteúdo é promover conteúdo relevante e de valor e, assim, construir empatia com seu público. Por essa razão, o foco do seu conteúdo deve ser algo que seja interessante e tenha valor para os seus seguidores.


É realmente tentador criar conteúdo sobre assuntos de interesse para sua empresa, mas que não são necessariamente de interesse da sua audiência. Por exemplo, você pode se interessar pelas tendências da indústria e criar blogs, infográficos e white papers sobre o assunto. Mas se isso não agrega valor para seu público-alvo, o conteúdo não será eficiente - e em alguns casos podem até afastá-los.


Dê uma olhada sobre o que acontece quando as marcas falam sobre o que é interessante para elas em detrimento ao que os seus seguidores querem ler.




Como você pode ver, quanto mais você se afasta do foco dos seus seguidores, menos impacto seu conteúdo irá ter. Mas quando você dá prioridade a tópicos de real interesse da sua audiência, seu conteúdo atingirá o máximo de pessoas possíveis e, por consequência, terá mais engajamento.




Atitude nº 2: Preocupação excessiva em vender


Vamos ser honestos: a razão pela qual você gasta tempo e dinheiro para criar conteúdo é para promover sua marca e produtos, gerar mais leads e aumentar sua receita.


Tudo bem, você obviamente quer ver os resultados de todo esse investimento, mas as coisas podem ser uma faca de dois gumes quando você se preocupa mais com vender do que passar informação.


As pessoas são espertas. Quando eles percebem que, mesmo com o marketing de conteúdo, você se preocupa - somente - em expor seus produtos e vender e arrancar o máximo de dinheiro possível, isso pode fazer com que as pessoas comecem a se desinteressar por sua marca e seus conteúdos futuros.


Marketing de Conteúdo não significa venda fácil. Sua principal meta deveria ser informar, educar para, depois, vender. O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo, onde você deve se importar com realmente criar um relacionamento e, assim, gerar leads e negócios.



Atitude nº 3: Exagerar no SEO.


Embora o marketing de conteúdo sirva como um condutor para o SEO, você pode ter problemas com isso.Tentar incorporar táticas de SEO excessiva em seu conteúdo pode diminuir a sua qualidade e aparecer como antinatural para o seu público.



Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:


Excesso de palavras-chaves ou hashtags - Profissionais de marketing digital estrategicamente usam palavras-chaves e hashtags para apimentar o seu conteúdo e gerar mais visualização, participando de discussões acerca daquele tema. Alguns, porém, usam essa estratégia com tanta demasia que o seu conteúdo perde o flow natural da leitura (sem mencionar que seu excesso, dependendo da rede social, pode causar penalização).


Excesso de links - Embora seja extremamente válido inserir alguns links relevantes e de alta qualidade em todo o seu conteúdo, criar conteúdo pensamento somente em inserir links pode não ser uma boa ideia. Esta abordagem dá a impressão de que o seu conteúdo é spam e pode ser um golpe para a credibilidade da sua marca. Utilizar demais o SEO é uma armadilha comum. Mas, felizmente, isso é algo que pode ser evitado.


A chave é seguir as melhores práticas de SEO (por exemplo, usando a estrutura de URL adequada e colocar palavras-chave nos cabeçalhos), mas não deixe que o SEO se torne sua ênfase principal. Muito francamente, SEO e marketing de conteúdo devem se intercalar, mas o SEO não deve ofuscar o seu conteúdo.



Atitude nº 4: Mentalidade de querer sempre mais e mais e mais


Existe uma obsessão no mundo ocidental de querer sempre mais. Mais informação, mais gadgets, mais escolhas e mais e mais. A mesma coisa acontece com conteúdo


Muitos profissionais de marketing presumem que, por simplesmente criar mais conteúdo que seus concorrentes, eles terão mais resultados. Mas não é bem assim. Se tem algo que as atualizações dos algoritmos do Google nos mostram é de que qualidade sempre vence.


O problema é que esses profissionais não se dão conta disso. Para eles, quanto mais conteúdo for criado, mais a chance de gerar leads - e isso não é verdade. Veja porquê.


Primeiro, você pode facilmente sobrecarregar sua audiência, enchendo-os com muita informação. Há uma frequência ideal de postagem para cada rede social (e falaremos sobre isso em alguns posts futuros) e exceder esse número pode ser contraprodutivo.


Em segundo lugar, há uma boa chance de que seu nível de qualidade caia drasticamente se você se sobrecarregar. Por exemplo: muitos criadores de conteúdo podem escrever ótimos posts uma vez por semana. Mas se eles tentarem fazer 20 ótimos textos por semana, muito dificilmente a qualidade de todos vai ser a mesma.


Além disso, há uma boa chance de você esgotar seu assunto sem conseguir alcançar sua meta.



Conclusão


Marketing de conteúdo é uma forma de arte, onde você deve entender como atingir seu público e mantê-los envolvidos. Porque há um monte de maneiras de tropeçar ao longo do caminho, é importante estar em contato com seu público e saber o que faz com que eles interajam e se interessem pelo que você produz.


Afastando-se dessas atitudes que te desconectam do seu público, você tem mais chances de mantê-los informados ao mesmo tempo em que divulga sua marca.


E você, acha que existem outras razões para afastar os seus seguidores? Comente aqui em baixo. Seria ótimo pra nós conhecer mais razões.



Fonte: Content Marketing Institute

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page