top of page

Social Media e SEO Desvendados - Parte 02

Social Media e Search Engine Optimization são ambos ótimo para promover conteúdo na sua estratégia de marketing digital. Ambos fazem parte do Inbound Marketing. Mas eles são bem diferentes um do outro. De fato, Social e SEO são opostos de várias formas. Ontem, apresentamos um gráfico com as diferenças de forma resumida. Hoje vamos um pouco mais fundo.


O Marketing de Conteúdo funciona de 3 formas: você cria conteúdo, promove-o e mensura os resultados. SEO e Social são duas das principais formas de promover o conteúdo.


Como você pode ver na imagem abaixo, eles relacionam-se como funil de maneiras diferentes.



Dito isso, vamos fazer um parêntese:



O que é o Search Engine Optimization (SEO)?


SEO é sobre ser descoberto e conseguir tráfego nos rankings dos mecanismos de busca. Esse item faz parte do topo do funil, no qual a ideia é criar a percepção da marca.



O que é Social Media Marketing?


Social Media é sobre se conectar, criar relações, e conseguir tráfego pelas redes sociais. Fortalece o meio do funil e cria engajamento.


Se você descer mais um nível você irá descobrir que audiência, as ações e os resultados gerados por ambos são bem diferentes. Neste post, que contou com uma primeira parte feita somente de gráfico, iremos aprofundar na discussão sobre suas diferenças e singularidades.



1 - Audiência: a mentalidade dos eus potenciais visitantes


Essa é a principal diferença entre os 2 canais.


Social Media - Você sabe muito sobre seu público-alvo, mas muito pouco sobre o que eles estão pensando. Eles estão clicando, estão navegando, estão vasculhando. Isso é o que os visitantes vindos das redes sociais são mais propensos a fazer. Eles estão scrolling alguma rede social quando te encontram. Eles não têm muito propósito, mas estão mais aptos a compartilhar e, assim, aumentar sua visibilidade. Fãs das redes sociais geralmente influenciam compradores em potencial.


SEO - Você sabe bem o que eles querem mas pouco quem são. Eles somente pesquisaram. Eles estão buscando por algo. Por isso que os visitantes vindo da pesquisa são mais aptos a comprar, mas menos pré-dispostos a compartilhar e interagir. Eles entram em seu site com um necessidade, uma dúvida ou um propósito específico.



2 - Tópicos: O que funciona aqui


Quais tópicos funcionam melhor em qual cana? Uma vez que você sabia isso, você estará apto a promover qualquer tipo de conteúdo.


Social Media - Conteúdo que gera uma resposta emocional geralmente é melhor, especialmente se são sentimentos como ansiedade, raiva e receio. Trending Topics geralmente funcionam melhor em social media.


SEO - Conteúdo baseado em pesquisa é melhor: detalhes de algum produto, como fazer algo e artigos que respondem questões gerais. Assuntos genéricos que geralmente não saem de moda muito rápido funcionam bem aqui.



3 - Formato: Qual tipo de conteúdo funciona


Texto? Vídeo? Áudio? Imagens? Quais mídias são melhores pra cada canal?


Social Media - Mídias visuais funcional melhor no Social, uma vez que elas ajudam a capturar a atenção. Imagens e vídeos são o conteúdos mais compartilhados na web. Posts com imagens geram mais curtidas e compartilhamentos.


SEO - Textos longos são melhores para o SEO. As páginas que rankeam melhor no Google têm, em média, mais de 1.500 palavras. Há um bom motivo para o Google amar o Wikipedia: artigos detalhados.



4 - Velocidade: Em quanto tempo você verá os resultados


Quanto tempo ou paciência são exigidos? Com que rapidez você verá os resultados em cada uma?


Social Media - Crescer sua audiência leva tempo. Apesar disso, os posts nas redes sociais irão aparecer instantaneamente e o resultados aparecerão em minutos.


SEO - É tipicamente devagar e incerto. Mesmo páginas altamente relevantes levam dias para serem indexadas pelos mecanismos de busca. Geralmente leva anos para construir uma credibilidade para competir com os grandes portais e sites do mercado.



5 - Limites: o tamanho do prêmio


O quanto de sucesso é possível atingir?


Social Media - Virtualmente, não há limites para a quantidade de tráfego que uma página pode receber das redes sociais. Um número vasto de pessoas podem compartilhar somente um conteúdo. Se você alguma fez já prestou atenção em algum Analystics dos posts virais, você percebeu a rapidez com que eles se espalham.


SEO - Há um limite para a quantidade de tráfego que uma página pode conseguir dos mecanismos de busca. Esse número nunca excederá o número exato de pessoas que estão procurando por aquele termo naquele dia.



6 - Durabilidade: quanto tempo o sucesso irá durar


Assim como sprints e maratonas, as ações e esforços em cada canal são diferentes.


Social Media - A maior parte da visualização e tráfego irá ocorrer em minutos após a postagem. Embora a resposta seja rápida, Social Media requer, assim, um esforço contínuo.


SEO - Uma vez que a página está rankeada, sua visibilidade será mais duradoura, criando um contínuo e passivo tráfego. Dependendo dos termos, keywords e da página, esse resultado pode durar por semanas ou meses.



7 - Mensurar: como reportar o sucesso


O tráfego gerado por cada canal é visível no Google Analytics, mas o número pode não ser preciso. Como medir os resultados?


Social Media - Medir o engajamento é mais fácil que medir o alcance e impressão. Compartilhamento, likes e comentários são facilmente reportadas por ferramentas como o BuzzSumo. Porém, o total de visibilidade e tráfego de todas as atividades nas redes sociais não são tão fáceis de reportar. Há muitas plataformas e cada uma tem sua própria forma de reportar.



SEO - É fácil mensurar o alcance, mas difícil mensurar o engajamento. A visibilidade total e o tráfego da pesquisa estão no relatório de Consultas, que mostra a palavra-chave, as impressões e os cliques. É fácil verificar seus rankings para cada frase, mas é mais difícil de avaliar o envolvimento. Métricas de comportamento por palavra-chave não são fornecidas, assim você nunca sabe qual keyphrase levou a qual atividade em seu site.



8 - KPI’s: pequenos objetivos no caminho do sucesso


Você está progredindo? Quais objetivos e KPI’s você deveria rastrear?


Social Media - Seguidores é a métrica mais óbvia e visível de mensurar o crescimento. Mas há mais coisas entre o céu e a terra do que seguidores. Construa relacionamentos, mantenha diálogo e faça sua audiência crescer. Amizades genuínas são os melhores resultados do Social Media. Não seja destruído por algumas métricas que não dizem muito.


SEO - Links são o mais indicado para um sucesso a longo prazo. Mas há mais coisas entre o céu e a terra do que links. Rankings, por exemplo, são mais importantes - mas mesmo eles não são seu objetivo final. Você está querendo tráfego estável do seu exato público-alvo.



9 - Interdependência


Embora a atividade nas redes sociais não é um fator para ser rankeado no Google, Social Media Marketing é bem importante para o SEO. Veja como eles estão diretamente conectados.


Social Media - Conteúdo bem classificados atrai visitantes que podem seguir, comentar e compartilhar. Visibilidade vindo de busca aumenta o engajamento a longo prazo. Ainda, os perfis nas redes sociais geralmente estão bem rankeados quando as pessoas procuram por marcas e nomes.


SEO - SEO’s inteligentes sabem que links, menções e rankings são resultados do relacionamento. Blogs e muitas outras táticas de SEO são, na verdade, bem voltados para o social. Habilidades como a construção da lista, divulgação e pitching são fundamentais para SEO.



Bônus: O clique


A necessidade de um bom CTR é comum a ambos os canais. Aparecer em um stream social ou em uma página de resultados de pesquisa não significa nada a menos que alguém clique!


Assim, a otimização para o clique é a habilidade que cada um de nós precisa, e que inclui os que trabalham com e-mail.


O que é que não falamos? Tem algo a acrescentar? Compartilhe sua opinião com outros leitores ou deixe-nos saber se você concorda ou não.





















Fonte: Orbit Media Studio

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page