top of page

6 coisas que você deve saber antes de começar a produzir conteúdo

Imagine que você é um costureiro. Uma tarde, alguém te liga e te pede para fazer uma calça.

“Que tipo de calça”, você pergunta.

“Ah, qualquer calça”, a pessoa responde. “Quanto custa”?

Mas só isso não basta. Você precisa saber mais. Quer saber pra que essa pessoa precisa de calças. É para um casamento, um evento do trabalho, ou somente para uma festa mais light? Ela não sabe. E sobre o tipo de material a ser usado? Nem uma dica. Será que a pessoa pelo menos te diz o tamanho que ela quer? Não, ela não diz.

Parece loucura, né? Infelizmente, é assim que muitas pessoas que estão começando a trabalhar com marketing de conteúdo fazem. Eles somente decidem produzir conteúdo e pronto!

Para garantir que você irá produzir um conteúdo realmente relevante e que não vai desperdiçar seu tempo e dinheiro, aqui estão 6 fatores que você deve entender antes de se aventurar nesse tipo de estratégia.

1 - Metas

Pode parecer brincadeira, mas você ficaria chocado com quantas empresas não sabem realmente porque eles querem/criam conteúdo. Às vezes, eles fazem por que já ouviram falar, mas não sabem do que se trata. Em outras, querem somente acompanhar a tendências e não deixar de fazer o mesmo que os concorrentes.

Qualquer que seja a razão, você precisa pelo menos ter uma ideia do que a criação de conteúdo irá representar para sua empresa. Sem uma meta definida, fica praticamente impossível traçar estratégias e mensurar o resultado do seu trabalho.

2. KPIs

Quais métrica que são importantes para você? Engajamento? Compartilhamento? Leads? Com isso em mente antes de começar, você terá melhores chances de antecipar e prever o que criar - e, assim, fazer um trabalho mais eficiente.

Se você não tem certeza de quais métricas medir, pense naquilo que você se pergunta sobre o seu negócio todos os dias. Esses KPIs devem se aplicar ao desempenho do conteúdo, uma vez que o objetivo final de gerar receita permanecerá o mesmo. Este gráfico da galera do Content Methodology com certeza te dará uma inspiração. Veja:

3. Orçamento

Essa parte é simples. O orçamento que você pode gastar em marketing de conteúdo também irá determinar que tipo de conteúdo você pode e irá criar. Com uma renda especificamente direcionada para isso, todos envolvidos no processo saberão, de antemão (e desculpe pela eufonia), se irá servir coxinhas ou caviar na festa (tratando de comida, eu prefiro coxinha!)

4. Público

É bom ser bastante específico e detalhado quanto ao seu público. Porque, se você tem um pub e diz que seu público é feito de pessoas que gostam de cerveja, isso significa que você deve criar material que agrade praticamente 90% da humanidade.

É preciso entender mais a fundo a sua audiência. Questões como sexo, região e idade são imprescindíveis para entender o que seus seguidores esperam ler. Mas parar por ai também não vai te dar um retorno totalmente satisfatório. Faça perguntas e análises mais profundas. Quanto mais específico, melhor.

5. Assunto

Pessoas que estão começando a trabalhar com marketing de conteúdo geralmente comentem o erro de criarem conteúdos muito genéricos. Se você quer ter o melhor aproach, é altamente aconselhável reduzir o assunto a tópicos realmente relevantes.

Se você cria conteúdo para seguidores de uma banda de Heavy Metal Melódico, talvez eles não tenham interesse de ler sobre qualquer assunto relacionado ao tópico “música”. Eles irão querer saber os novos lançamentos, história, retorno de velhos ícones - mas especificamente sobre o tipo de música que curtem.

6. Posicionamento

Como você quer conversar com seus seguidores? De um jeito formal? Mais descontraído? Se não tem certeza, pense em como você acha que eles pensam que sua marca é. E, melhor ainda, vejam como eles se expressam. Se você quer realmente conectar-se aos seu público, você deve ser parte dele.

Acha que pode melhorar ainda mais o seu conteúdo. Compartilhe suas ideias com a gente. Seria legal ouvir também de vocês.

Fonte: Contently

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page