top of page

O Dia das Mães vem ai! Como está sua estratégia de marketing digital para a data? Quer um conselho?



No próximo domingo, dia 13, será comemorado o Dia das Mães. Essa é a 2ª data mais importante no comércio brasileiro. Você já sabe o que considerar para avaliar sua estratégia de

comunicação e investimento no ambiente digital?


Aqui vão algumas dicas!


1 - Mamães on-line


Segundo dados do Connected Life 2017, estudo global da Kantar TNS, 92% das mães conectadas entram diariamente nas redes sociais. Esse hábito de busca é cada vez mais presente e elas preferem cada vez mais buscar sugestões de compra nas mídias sociais.


Além disso, o estudo mostra aspectos de segmentação que permitem categorizar esse target diverso de forma mais concisa: em relação ao perfil geral do brasileiro, as mães do Brasil apresentam maiores taxas de engajamento social, por exemplo.




SUPER LÍDERES

Dentro do grupo dos líderes – o grupo mais ativo e mais social de todos. Mais que serem os primeiros a adotar novas tendências, são influenciadores e ditadores de tendências.


LÍDERES

Os mais ativos digitais e sociais de todos os segmentos. Eles estão online tanto quanto os Observadores, mas eles são extremamente sociais, criando e compartilhando conteúdo, e engajando com marcas.


CONECTORES

Gastam um tempo limitado online, mas quando o fazem, são altamente sociais.


OBSERVADORES

Gastam muito tempo online, mas estão pouco abertos a se engajar com marcas no ambiente social.


FUNCIONAIS

Os que menos gastam tempo online – por escolha própria ou dificuldade de acesso. Utilizam o

online onde existe uma vantagem tangível, mas são os mais lentos em adotar novas tendências. São os menos sociais dos grupos.



2 - Atenção no Twitter


O Twitter apresenta algumas informações que nos permitem aprofundar ainda mais o entendimento desse público em sua plataforma.


Marcela Doria, Diretora de Pesquisa do Twitter para a América Latina afirmou: ˜Detectamos no Twitter dois perfis principais de mães baseados não somente em idade, mas também em comportamento: As mães Millennials (45% das mães no Twitter), com até 34 anos, têm como principais características maior foco na carreira, maior preocupação com tendências e com o que outras pessoas pensam, além do maior uso de tecnologia para pesquisa em comparação com as mães mais velhas (Geração X).


As mães Geração X (55% das mães no Twitter), com 35 anos ou mais, são mais inclinadas a colocar família no centro das preocupações, são mais cautelosas com tecnologia (porém mais conectadas do que a média desse grupo fora do Twitter), e muito voltadas para o próprio instinto na hora de fazer escolhas. Elas decidem mais com base nas próprias experiências e crenças do que em pesquisas.



Ambos os perfis se preocupam com o tema saúde, embora as mães Millennials mostrem maior interesse em marcas, produtos e serviços que consomem e as da Geração X sejam mais focadas no estilo de vida como um todo e na saúde pessoal.


A conversa sobre o Dia das Mães no Twitter é bastante focada nos presentes preferidos delas e

no que os filhos efetivamente vão comprar para agradá-las. Mas mensagens de carinho de

felicitações também são um tópico de destaque, assim como comidas e bebidas que fazem parte do almoço ou da festa de comemoração.”




3 - Planejamento de Mídia


Para envolver as mães no período que antecede à data comemorativa, a sua estratégia de mídia deve seguir esse caminho:


a) antes: Impacte seu target em locais onde o público está comprando presentes, como lojas de departamento, de roupas, de eletrônicos, etc. Realize impactos na região onde correr sua campanha, seja na sua cidade ou no seu estado.


b) durante: Durante o final de semana dedicado às mães, impacte seu público em locais festivos

e de comemoração deste dia. Por exemplo: restaurantes, shoppings, cinemas, floriculturas e fast-foods


c) depois: Continue se comunicando com seu público e já garanta a campanha do Dia dos

Namorados através do retargeting dos locais de compras e de comemoração do Dia das Mães.




4 - Segmentos que devem ter maior volume de vendas


Segundo relatório da In Loco, temos uma ideia de expectativas em relação ao público que presenteia as mães.


Dentre as visitas esperadas à sua base, em 2018, lojas de roupas e de departamento devem atingir, juntas, mais de 5 milhões de visitas.






5 - Como se preparar


Agora que você já tem alguns dados de como é o buzz no mundo digital, aqui vai mais um gráfico para você se preparar no seu ambiente físico.




6 - Dica Extra


Não importa o que digam: toda mãe é sentimental e adora um mimo. Não se esqueça de, além de expor seus serviços, mostrar seus produtos, dê algo de valor em troca. Alguns cupons de desconto caem bem - assim como uma mensagem sincera de felicitações.





E aí, o que você achou das nossas dicas? Caso tenhamos esquecido de algo, não deixe de relatar nos comentários.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page